Primeiro Quintal das Infâncias de Volta Redonda

Um resgate às brincadeiras é a proposta principal do evento Quintal das Infâncias, que no domingo, dia 18 de junho, teve sua edição em Volta Redonda, no zoológico municipal. É um evento organizado pela comunidade, que já acontece em diversas cidades e no qual todos podem participar. O intuito é tirar um pouco as crianças do computador, do celular, para que conheçam um pouco das brincadeiras de antigamente e interajam umas com as outras.


Um evento como esse pode ser organizado em qualquer lugar. Lídia Marcolino, uma das organizadoras, disse: "Minha filha chegou a dez anos e nunca tinha subido em uma árvore, isso me deixou arrasada", e ainda completou "Eu entrei em contato com uma organizadora, depois de saber do sucesso do Quintal das Infâncias no Rio de Janeiro, para entender como funcionava. Ela disse que o intuito era levar para todas as cidades, então eu estou levando para a minha!" disse, alegremente.


Lídia não foi a única a dar seu depoimento. Simone marques, professora do CIEP, comentou o que estava achando do quintal das infâncias: "Olha, eu estou achando muito bom, porque está contemplando as diferentes linguagens, tanto infanto como juvenis. Há muitas crianças que se interessam pela literatura, que querem ter acesso, mas infelizmente não tem, por conta da realidade que vivem".


Essa é apenas a primeira edição do evento em Volta Redonda e os organizadores pretendem fazer mais vezes. A previsão para o próximo é para o dia trinta de julho, caso não aconteçam imprevistos. Nesse primeiro evento, os adultos se divertiram tanto quanto as crianças, seja pulando corda ou no cantinho dos gibis.
Outro detalhe é que houve um espaço destinado para a literatura, trazendo o universo lúdico para as crianças. E se no meio desse universo algum pequeno perdesse um objeto, poderia encontrá-lo na caixa de achados e perdidos.


Ainda houve a brincadeira do barbante, que quando amarrado a dois palitos e molhado no sabão, fazia incríveis bolhas transparentes. Mais tarde, um piquenique com bolo, suco e pão recheado animou a todos. O evento terminou às 16 horas e todos ficaram muito satisfeitos, prontos para a próxima edição.

Autor: Ariane Pereira Vilas