A importância do planejamento estratégico para as empresas

Sobreviver no atual mercado competitivo, com tantas mudanças tecnológicas e maior concorrência estão cada vez mais difícil o que se torna um grande desafio para as empresas. E, segundo o SEBRAE (2014), uma das razões principais para a mortalidade das empresas é a falta de planejamento, onde muitas fecham suas portas antes mesmo de começarem a terem lucros.


Pensando nisso, o planejamento estratégico se torna uma ferramenta indispensável para a eficiência da empresa, pois conforme Maximiano (2011) no planejamento estratégico é onde se definem as estratégias que devem seguir, ou seja, o caminho a percorrer e os objetivos que se deseja alcançar para uma melhor organização com eficiência e competitividade.


Oliveira (2015) diz que o planejamento estratégico corresponde às providências que os administradores tomam a fim de alcançar um futuro diferente, ou seja, um futuro melhor, diferente do passado, dessa forma se torna importante por ser possível que seus gestores previna se do indesejável e que as coisas aconteçam conforme seus desejos.


Com o planejamento estratégico, pode se fazer um diagnóstico do ambiente interno e externo da empresa, identificando seus pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades no ambiente, sendo possível desenvolver estratégias capazes de melhorar seus pontos fortes eliminando suas fraquezas, prevenindo se das ameaças e aproveitando as oportunidades, assim conhecer o ambiente interno e externo é essencial para uma boa administração.


Desta maneira as estratégias são elaboradas conforme os desejos e necessidades da empresa pois planejando estrategicamente é possível prevê ou criar o futuro desejado para a empresa, prevenindo-se das incertezas, criando estratégias decidindo quais planos e caminhos seguir pra contribuir com seu crescimento e se tornar competitiva.


Com o planejamento estratégico é possível evitar que a empresa venha a falência, trazendo uma saúde sólida e com expectativas de alcançarem os seus objetivos. Assim pensar e visualizar o futuro desejado para a empresa são pontos positivos que o planejamento estratégico traz de importância ao pensarmos em planejar estrategicamente o negócio de uma empresa mesmo antes de sua existência, pois é possível fazer com que as coisas aconteçam conforme nos planos.


Desta forma podemos perceber o quão grande é a importância do planejamento estratégico para as empresas, seja micro, pequenas e grandes empresas, pois quando planejamos evitamos que algo nos pegue de surpresa tendo que tomar decisões de última hora e assim é possível fazer com que as coisas aconteçam de maneira que já esperávamos ou seja conforme o nosso planejado.

Lima, Miria 2017 Ver video

Autor: Miria de Lima Ribeiro