As três vantagens de uma abdominoplastia

A abdominoplastia é uma técnica cirúrgica cujo objectivo é remover o excesso de pele e gordura da parte média e inferior do abdómen. Na prática, estica e une os músculos abdominais, podendo ou não recolocar o umbigo. Quando tal não sucede, é um procedimento menos demorado, chamando-se miniabdominoplastia. Neste caso, a anestesia será apenas local. Nos restantes casos, recorre-se à anestesia geral ou epidural.

Como qualquer outra intervenção cirúrgica, origina uma cicatriz, que na maioria dos casos, pode ficar escondida pelo biquini. Contudo, a cicatrização é uma característica pessoal, variando de indivíduo para indivíduo, e nunca se deve considerar o processo como definitivo antes de 12 a 18 meses de pós-operatório.

Para além de ser a única forma de remover estrias abdominais, esta técnica tem ainda outras vantagens, como seja o aumento da sua auto-estima. Vai finalmente sentir-se bem com o seu corpo, podendo usar roupas e acessórios que sempre sonhou mas que nunca, ou de há uns anos a esta parte, lhe estavam negados. Claro que esta vantagem tem agregada a si uma desvantagem – vai acabar por gastar algum dinheiro em roupas novas, mas isto é um sonho para qualquer mulher!

Outra grande vantagem é a rapidez de resultados. Já pensou que se vai ver livre daquela parte horrorosa do seu corpo, que tanto a incomodava, em apenas três horas? Sim, o procedimento demora apenas duas a três horas e acabaram-se as idas ao ginásio para tentar perder aqueles quilos tão inestéticos ou tentar tonificar a parede abdominal. Claro que deve continuar a praticar uma vida saudável, com alimentação regrada e exercício regular, mas já não terá de despender tanto tempo com estas actividades.

Não se iluda se, pensa que no final do processo já estará pronta para a sua vida normal. Na realidade, como em qualquer outro procedimento cirúrgico, terá umas semanas de pós-operatório, mas, o processo de evolução natural não deve apresentar dor. E aqui encontramos a terceira vantagem desta técnica – pós-operatório praticamente indolor. O retomar das actividades normais é uma questão pessoal, mas a maioria das pessoas retoma o trabalho entre duas a quatro semanas, e ao fim de seis já realiza esforços mais vigorosos.

Se pondera realizar uma abdominoplastia, pense bem nas vantagens que vai usufruir, mas nunca descure o facto de ser um acto médico, com recurso a anestesia, recorrentemente geral, com um pós-operatório de algumas semanas. Procure um cirurgião plástico referenciado, informe-se junto dele dos resultados da operação, bem como do procedimento em si. Ver video

Autor: Cláudia Bandeira